A CIDADE 

Salvador é a primeira capital do Brasil e tornou-se famosa internacionalmente pela sua arquitetura histórica, música animada e culinária com influência africana. A cidade da diversão, como é chamada, tem inúmeras comemorações sagradas e profanas, como a Festa do Senhor do Bonfim, a Festa de Iemanjá, a Festa de Santa Bárbara, e claro, o Carnaval, que muitas vezes dura uma semana inteira, reunindo 1 milhão de pessoas em seus circuitos.

A cidade foi fundada sobre uma falha geográfica medindo aproximadamente 75 metros e com isso se formou em dois níveis: Cidade Alta e Cidade Baixa.

É na parte alta que fica o Centro Histórico de Salvador, região mais visitada pelos turistas na capital baiana. Entre os pontos turísticos mais importantes estão o Pelourinho, Terreiro de Jesus, Igreja e Convento de São Francisco (banhada a ouro) e a Fundação Casa de Jorge Amado.

Na Cidade Baixa se situam casas comerciais, escritórios, bancos, instalações do porto, e muitos pontos de atração turísticas assim como, Igreja do Bonfim, Basílica da Conceição da Praia, Ponta de Humaitá, Forte São Marcelo (atualmente fechado para visitação) e o Mercado Modelo, famoso mercado de artesanato da cidade.

Para chegar à parte baixa/alta de cidade é preciso entrar, literalmente, em um dos cartões-postais de Salvador: o Elevador Lacerda, que faz a ligação entre os dois pontos. O Elevador Lacerda chega a transportar em média 28 mil pessoas por dia, num percurso de trinta segundos de duração. Rápido né? A mistura de raças, culturas e credos, que recebeu essas doses de alegria e sincretismo, confere a Salvador um astral único, que atrai brasileiros e estrangeiros o ano inteiro.

QUANDO IR?

É no verão, que a capital baiana ganha ainda mais brilho. Aliás, com um clima tropical favorável, em Salvador a estação do sol dura cerca de seis meses intensos. A época do ano em que mais chove vai desde abril a julho.

As temperaturas Máximas variam entre 30ºC no verão e 26º nos meses de inverno, enquanto as temperaturas mínimas variam entre 21ºC no inverno e 24ºC no verão. Já a temperatura da água do mar varia durante o ano entre 28ºC e 25ºC, o que torna o banho de mar agradável em qualquer estação.

COMO CHEGAR?

Via aérea:

O Aeroporto Internacional de Salvador – Deputado Luís Eduardo Magalhães está situado no município de Salvador no bairro de São Cristóvão, limite com o município de Lauro de Freitas. Se você vem de avião, já pode preparar sua câmera pois logo na saída do aeroporto irá passar por um túnel formado por milhares de bambus, um dos principais cartões postais da cidade. Todas as companhias aéreas brasileiras disponibilizam voos diários para Salvador, a partir de qualquer capital, ou mesmo a partir de outros países.

Via marítima:

O Porto de Salvador fica na Cidade Baixa e possui uma localização privilegiada para quem chega de navio. Atravessando a rua, você já chega no Mercado Modelo. Para conhecer o Centro Histórico, basta subir o Elevador Lacerda (custa centavos).

Via terrestre:

Acessos pelas BR 101 ou BR 116 (até Feira de Santana que fica a 170 km da capital baiana) e BR 324.