Elevador Lacerda

Quando se fala em Salvador, logo vem à cabeça a imagem do Elevador Lacerda, que é um dos pontos turísticos mais famosos da cidade. E mais do que um cartão postal, o imponente, o Elevador Lacerda simboliza a história da capital baiana.
O Elevador começou a ser construído em 1869 e sua inauguração se deu em 1873, com o intuito de ligar a Cidade Baixa a Cidade Alta, quando foi considerado o primeiro elevador urbano do mundo. O projeto da torre de 72 metros foi do engenheiro baiano Augusto Frederico de Lacerda, e seu primeiro nome foi “Elevador Hidráulico da Conceição da Praia”. Só em 1896 se tornou Elevador Lacerda.
Em 1996 foi tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) e continua sendo visitado pelos milhares de turistas, nacionais e estrangeiros, que conhecem Salvador e utilizado por milhares de habitantes da cidade, que querem se locomover entre as duas áreas das Praças Cayru e Tomé de Souza. Do seu alto, tem-se uma das vistas mais bonitas da cidade, direcionada para a Baía de Todos os Santos.
Endereço: Praça da Sé, s/n – Centro Histórico

Funcionamento: Das 07h às 23h – Todos os dias

Acesso: R$0,15 (Quinze centavos)

%d blogueiros gostam disto: