A Casa do Rio Vermelho

Que tal conhecer a casa onde o casal de escritores Zélia Gattai e Jorge Amado viveram por 40 anos? O Guia Salvador não poderia deixar de apresentar esse ponto turístico que é pura poesia, arte e amor.

Jorge Amado, em 60 anos de carreira, escreveu 32 livros, traduzidos em diversas línguas. Seus livros, publicados no mundo inteiro, fizeram sucesso!  Mas, além de tudo, Jorge era um escritor de cartas compulsivo.

Parte da correspondência trocada entre o casal está exposta em um dos ambientes da casa. As cartas foram guardadas por Zélia e organizadas pelo seu filho João Jorge.

Em cada gaveta, uma carta

Em cada carta, juras de amor.

  
 

Uma carta mais linda que a outra.

 

O sonho de Zélia se tornou realidade! A casa virou um museu com 17 espaços em que são exibidos vídeos e projeções a respeito da vida do casal. Tudo permanece nos ambientes como os escritores lá deixaram: Móveis, obras de arte, livros, coleções de objetos e a máquina de escrever.

Biblioteca

Sala de estar

Camisas de Jorge

Na cozinha da casa, “Cozinha de Dona Flor”, a quituteira Dadá ensina a fazer bolinhos, vatapá, caruru, sarapatel, entre outras delícias atraves de um monitor. E não para por aí!! Você pode enviar as receitas para o seu email. Os pratos de “mentirinha” são tão reais que dão água na boca.

Famoso sarapatel

 

O jardim é o lugar mais lindo e especial da casa, onde estão as cinzas do casal. Zélia amava as orquídeas e confesso, também me apaixonei por elas!


Ainda no jardim da casa, os visitantes podem assistir, na sala “Roda de Conversa”, vídeos com depoimentos de personalidades, amigos e familiares do casal de escritores.

A casa foi projetada pelo arquiteto Gilberbert Chaves detalhe por detalhe e é considerada pela família uma uma criação original e diferente de qualquer outra casa já construída. Dentro e fora da casa, por toda parte, obras de mestres da arte da Bahia enriquecem os ambientes dando um toque final de baianidade.


 

Na varanda fechada da casa está a maior parte da coleção de arte popular do casal. Objetos e mais objetos… São muitos!!!

O quarto do casal possui uma cama de alvenaria, Oxum e Oxóssi nos azulejos de Carybé, um espelho redondo, de metal, que veio do México e a penteadeira de Zélia que fica em frente à cama.

E por fim, o visitante pode fazer comprinhas na Boutique da Gabriela. Livros, ímãs de geladeira, canecas, caderno de anotações e muito mais!



Espero que tenham gostado!

Fotos: Anna Cláudia Tararam

Rua Alagoinhas, 33 – Rio Vermelho. ☎(71)3333-1919 Horário de Funcionamento: Terça a Domingo de 10h às 17h Valor da entrada: Inteira R$20,00 Meia R$10,00

 





%d blogueiros gostam disto: