Você conhece os benefícios do caldo de cana?

Por Anna Letícia Tararam
Fotos: Divulgação

A bebida, também conhecida como garapa, é o líquido extraído da cana-de-açúcar no processo de moagem. Quando espremida, a cana fornece um caldo de cor esverdeada e paladar muito apreciado. Se consumida com moderação, o caldo de cana pode ajudar na restauração de energia muscular, hidratação do corpo e fortalecimento do sistema imunológico.

10729315_843331019038462_1620392686_n sugarcane-juice

O caldo de cana tem seus benefícios à saúde, pois é composto basicamente de água e sacarose (açúcar) e conserva todos os nutrientes da cana-de-açúcar: minerais (ferro, cálcio, potássio, magnésio, sódio, fósforo e cloro); vitaminas do complexo B e C; proteínas, ácidos graxos, ácidos fenólicos e flavonóides.

Trata-se de uma bebida energética capaz restaurar o glicogênio muscular (energia armazenada nos músculos), além de ajudar na hidratação (por conter sódio e potássio) e auxiliar no fortalecimento do sistema imunológico (pela quantidade de vitaminas que apresenta), com ótima indicação para atletas e praticantes de exercícios físicos.

Lembrando que a higiene é indispensável para o consumo do caldo de cana, já que muitas vezes ela é preparada e servida nas ruas. Verifique se a cana está acondicionada longe do chão, de insetos e de roedores. Ela também não deve apresentar rachaduras e fungos (mofo) e os recipientes devem ser bem higienizados.

Aqui em Salvador você encontra carrinhos que oferecem a bebida no Farol da Barra, local super agradável para fazer exercícios e passear com a família, amigos ou à dois.

%d blogueiros gostam disto: